quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

algumas dicas para escrever melhor

modestamente, gostaria de deixar aqui algumas dicas para escrever melhor baseadas em erros comuns que detecto no trabalho de copidesque. por favor não digam que é esnobismo... eu mesma posso cometer tais erros. se alguém quiser fuçar este blog e pinçar alguns, vai conseguir. o ponto não é acusar quem erra de burrice ou falta de atenção, é puramente oferecer dicas bastante simples de como melhorar um texto. muitas vezes correções mínimas fazem toda a diferença.
vamos lá:

• 'esta', 'este' e 'isto' não são a versão correta e formal de 'essa', 'esse' e 'isso'. a regra para uso é a seguinte: se o pronome se refere a algo já mencionado, usa-se os com 'ss', se for a algo que será mencionado depois, usa-se os com 'st'. exemplo 1: "pafúncio tem um amigo ianomami. ele vive falando sobre esse amigo." exemplo 2: "devo apenas pedir-te isto: que jamais deixes de ser o pândego que és."

• existem algumas expressões que parecem embelezar e formalizar um texto. são comuns: 'de modo a', 'em virtude de', 'de maneira que', 'junto a', 'por parte de', 'elemento' (para substituir qualquer nome de objeto), 'que possa vir a'(em alguns casos) etc. é bom não abusar delas, pois podem "carregar" o texto e dificultar a compreensão das idéias. ir direto ao ponto e usar palavrinhas simples como 'para', 'com','por' e outras menos pomposas torna a leitura mais fluente. um texto bem escrito é um texto correto e claro, não um texto maquiado. é claro que a coisa muda se o texto for literário ou se tiver pitadas poéticas/literárias/cômicas, mas para isso é preciso ter estilo e não abusar de expressões batidas.
exemplo: "deve haver iluminação por sensor de presença para períodos noturnos a fim de propiciar visibilidade por parte do sistema de CFTV." reescreveria assim: "deve haver iluminação acionada por sensor de presença nos períodos noturnos para garantir visibilidade ao sistema de CFTV."

• 'etc' não deve ser precedido por vírgula, pois abrevia 'et coetera', que já contém um 'e'. o 'et', portanto, é o responsável pela abolição da vírgula nesses casos.

• 'aonde' é diferente de 'onde'. não são intercambiáveis. 'aonde' equivale a 'a onde', ou seja, para onde; deve ser usado assim: "aonde você vai?".

mas preciso voltar ao trabalho. depois, se não ficar com preguiça, publico mais algumas dicas.
se, apesar das ressalvas, alguém ainda achar esta postagem antipática, favor me avisar. não vou ficar com rancor, mas vou ficar triste! elas são úteis, afinal.